Quem Somos

 

 

No contexto de um estudo de campo sobre Primatas do Rio Grande do Sul, foi criada a CONVIDAS, em meados de 2004, com a finalidade de instalar um abrigo para exemplares de PRIMatas e Aves vítimas de acidentes naturais ou de atos humanos. Hoje, o PRIMAVES acolhe também espécimes de Répteis e de Mamíferos.

 

MISSÃO

A Convidas Sustenta e o Primaves executa programas nas áreas da educação ambiental, da pesquisa, CONSERVAÇÃO e BEM ESTAR da fauna silvestre

 

 

Primaves – a nossa principal atividade

 

No CENTRO DE ACOLHIMENTO instalado no Centro da Vila do Distrito de Bela Vista, em Passo Fundo/RS, conhecido como PRIMAVES, são acolhidos animais cujos histórico e/ou …. físico não deixam dúvidas quanto à falta de condições de (re)introdução na natureza. Sua população, em 2023, manteve-se ao redor de 300 indivíduos, entre primatas, aves, répteis e mamíferos.

 

Nota Histórica

A função original do Centro seria dar abrigo a indivíduos em dificuldade identificados em seus ambientes naturais em trabalhos de pesquisa de campo.

A abertura do Centro, entretanto, originou solicitações provenientes de lugares, agentes e circunstâncias inesperados, base de seu atual formato: um Mantenedor de fauna silvestres em geral, limitada a indivíduos encaminhados em razão de apreensões relacionadas a crimes de caça, contrabando, maus tratos, posse ilegal, ou, ainda, a casos de precariedade de custódia.

 

 

Programa de Educação Ambiental

O Primaves recebe visitas de Segunda à Domingo, das 14h00 às 18h00.